




O Cemitério Quarta Parada é um dos cemitérios paulistanos com mais celebridades sepultadas até o momento, como os integrantes da dupla Tonico e Tinoco. Além disso, o ator global Domingos Montagner, que morreu afogado em um intervalo de filmagem da novela Velho Chico, também foi sepultado ali.
Criado em 1893, ele faz parte da administração municipal, ou seja, as pessoas não pagam nada para sepultar os seus familiares ali. Inclusive, várias funerárias já oferecem os seus planos de cobertura assegurando que o sepultamento ocorrerá nesse cemitério específico.
Situado no bairro de mesmo nome, ele era conhecido antes como “Cemitério do Brás” e, na verdade, ele é bem familiar a quem costumava assistir ao programa Topa Tudo por Dinheiro, do apresentador Silvio Santos: isso porque algumas pegadinhas de teor assustador tinham como cenário a sua parte de fora.
Uma curiosidade interessante é que existe uma urna indígena ali e, por causa disso, o Quarta Parada faz parte das avaliações de patrimônio histórico.
Para a população do bairro, o seu enorme muro branco é uma das coisas mais conhecidas na região. Porém, o Quarta Parada não funciona 24h: as pessoas podem visitar túmulos e fazer sepultamentos somente até as 22h.
Instalações
O Cemitério Quarta Parada tem um estacionamento próprio, facilitando a acomodação de veículos de visitantes.
Ele tem uma cabine da Guarda Civil Metropolitana, conferindo aos participantes dos sepultamentos e aos visitantes muito mais sensação de segurança.
A realização de velórios no Cemitério Quarta Parada acontece em 8 salas e também existe uma lanchonete.
Por outro lado, o Quarta Parada não é equipado com crematório, da mesma forma que os cidadãos não contam com ossário.
Familiares de pessoas que estão sepultadas ali há muitos anos precisam requisitar informações à administração a respeito da exumação.
Como fazer um sepultamento no Cemitério Quarta Parada
Caso não exista um plano funerário que leve o corpo para esse cemitério, é necessário ligar para (11) 2548-6377, destacando que o Quarta Parada fica aberto apenas até as 18h.
Por meio desse contato, as pessoas ficam sabendo o que é preciso para fazer um sepultamento. Atualmente, não existem relatos de grandes dificuldades para colocar os entes queridos falecidos no Quarta Parada.
É importante lembrar que os sepultamentos nesse local só são permitidos quando a pessoa falece ou residia nos bairros das redondezas. Em caso de dúvidas, as informações são dadas pelo serviço funerário municipal.