Já tendo recebido aproximadamente 200 mil corpos ao longo da sua existência, o Cemitério da Penha é considerado um dos campos santos de elite do município.
Levantado em 1896, ele é visto como um cemitério caro, especialmente pela sua localização e pela grande quantidade de mausoléus que ele tem. Inclusive, há a possibilidade de realização de pequenas missas no Cemitério da Penha e ele já não tem muito espaço para novos sepultamentos.
Cabe dizer que uma das pessoas sepultadas lá é considerada santa por muitos paulistanos, que deixam agradecimentos no local. O nome desse suposto santo é Cleber Theodósio, que está no Cemitério da Penha desde 2002.
Outra informação interessante é que, dentre as pessoas enterradas lá ao longo do tempo estão juristas, políticos e barões do café. Essa é uma das explicações para que haja tantos túmulos imponentes por lá.
Instalações
O Cemitério da Penha tem uma capela que é usada por pessoas que vão até as celebrações ou visitar túmulos e querem fazer as suas orações. Inclusive, há casos em que as famílias de pessoas que serão sepultadas ou que já foram realizam solenidades ali, como missas.
Em contrapartida, não existe sala de velório ali: por isso, aqueles que são sepultados no Cemitério da Penha obrigatoriamente precisam ser veladas em outros lugares. Normalmente, a própria administração poderá indicar onde o velório poderá ser realizado.
O Cemitério da Penha também não tem crematório. Por outro lado, ele ainda tem vagas para sepultamentos, coisa que outros cemitérios de grande expressão em São Paulo não têm mais.
Recentemente, a Prefeitura de São Paulo realizou uma obra para refazer parte dos muros desse cemitério, melhorando a sua segurança.
É fácil chegar
Há opções variadas para chegar ao Cemitério da Penha e uma das melhores indicações é o transporte público. Há linhas em várias regiões da cidade de São Paulo e que levam a esse cemitério, como:
- 242P Jd. Helena – Metrô Penha
- 1177 Term. A. E. Carvalho – Estação da Luz
- 2435 Jd. Coimbra – Praça da Sé – Circular
- 2460 Cemitério da Saudade – Term. Pq. D. Pedro II
- 2523 Vila Progresso – Term. Princesa Isabel
- 2666 Jd. Camargo Velho – Term. Pq. D. Pedro II
- 2764 Vila Nova Curuçá – Metrô Penha
Para informações a respeito das celebrações na sua capela ou mesmo realização de sepultamento no Cemitério da Penha, é só ligar para (11) 2362-3734.