Com mais de 134 mil metros quadrados, o Cemitério da Saudade fica situado em São Miguel Paulista e, antes dele, os cidadãos que moram nessa região tinham bastante problema para sepultar os seus familiares e amigos.
Isso porque havia apenas outras duas opções de cemitérios: o Quarta Parada e o Vila Formosa. Porém, os dois eram considerados distantes pela maioria das pessoas e isso dificultava a celebração dos sepultamentos.
Criado em 1960, ele tem diversos arcos na sua entrada principal e mais ou menos 200 cidadãos são sepultados lá a cada mês. Por isso, o Cemitério da Saudade é sempre muito movimentado.
De estilo mausoléu, quem entra no Cemitério da Saudade visualiza diversas sepulturas bem altas, algumas com estátuas e outros adornos. Grande parte desses sepulcros é feita em alvenaria, mas isso mudou nos últimos anos.
Agora, quem circula por esse cemitério vê diversas sepulturas de chão, ou seja, que não são aparentes e têm apenas a lápide de identificação e flores.
Essa mudança aconteceu porque o Cemitério da Saudade, hoje em dia, tornou-se o local de sepultamento para pessoas que não têm muitas condições financeiras e, claramente, não podem arcar com uma sepultura no estilo mausoléu.
É fácil chegar?
Estando na cidade de São Paulo, é possível usar várias linhas de ônibus, como:
- 352A/10 Jd. Helena – Term. São Mateus
- 2766/10 Jd. Camargo Velho – Metrô Itaquera
- 213C/31 Itaim Paulista – Vila Califórnia
- 273D/10 Pq. D. João Nery – Metro Artur Alvim
- 273R/10 Jd. Robrú – Metrô Artur Alvim
- 2059/10 São Miguel – Guaianazes
- 2755/10 Guaianazes – Metrô Penha
- 233A/10 Jd. Helena – CERET
- 2088/10 Conj. Encosta Norte – Term. A. E. Carvalho
Instalações
Foram feitas algumas reformas no Cemitério da Saudade, incluindo a adição de sistemas de drenagem. Além disso, o local teve as suas salas de velório melhoradas, oferecendo mais capacidade e deixando-as em condições para que familiares e amigos possam ter o momento de se despedir do ente querido com mais conforto.
Porém, há quem ainda espere que o Cemitério da Saudade, receba um ossário e que tenha um forno para cremação, coisas que o local não oferece no momento.
Para ajudar a circulação de pessoas e a sua entrada nesse cemitério, as últimas reformas acabaram adicionando algumas ruas.
Para a realização de celebrações no Cemitério da Saudade, é preciso ligar para (11) 2054-0715. Vale dizer que tanto velórios quanto enterros só podem acontecer ali entre as 7h e 18h.