Cemitério da Consolação

Encontre os melhores cemitérios e crematórios:

Cemitério da Consolação
Cemitério da Consolação Cemitério da Consolação Cemitério da Consolação Cemitério da Consolação

Situado no bairro com o mesmo nome, o Cemitério da Consolação tem mais de 76 mil metros quadrados e é administrado pela Prefeitura, sendo o campo santo público mais antigo na cidade.

Ele já foi tombado como patrimônio por duas instituições e a lista de pessoas importantes que estão sepultadas lá é imensa e inclui Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Monteiro Lobato. Devido a isso, há um volume grande de visitas a esse cemitério, inclusive a esses túmulos específicos.

Fundado em 1858, ele atendeu à necessidade que apareceu depois da grande quantidade de mortos por causa da varíola. Infelizmente, a cidade não tinha condições de dar fim de modo respeitoso a todos os corpos, uma vez que o volume de falecimentos diários era muito alto.

Apesar de, inicialmente, ele aceitar até mesmo sepultamentos de escravos, o Cemitério da Consolação mudou um pouco de política com o passar dos anos e passou a ser a morada final de pessoas pertencentes a famílias abastadas.

Hoje em dia, isso não se mantém: indivíduos de qualquer religião ou poder aquisitivo podem ser sepultados no Cemitério da Consolação.

Cabe salientar que a Família Matarazzo, muito conhecida por todos os paulistanos por causa da sua influência, tem um belíssimo mausoléu nesse cemitério. Aliás, esse é um campo santo cujas sepulturas foram construídas de maneira aparente.

Por causa de toda a história associada a esse cemitério, é permitido que sejam feitas visitas guiadas, desde que previamente marcadas. Aliás, até escolas acabam realizando excursões para lá.

Instalações

O local tem algumas salas de velório e também uma capela, mas não apresenta crematório e também não oferece às pessoas lanchonete, estacionamento e nem mesmo ossário.

Por outro lado, o Cemitério da Consolação tem uma quantidade grande de árvores em seu terreno e mesmo na parte externa, o que proporciona um efeito muito bonito junto às estátuas que podem ser visualizadas nos sepulcros.

Ele funciona até as 18h para todo tipo de serviço, desde pedido de exumação até visitas e realização de enterros e de velórios.

Como fazer um sepultamento no Cemitério da Consolação

Geralmente, as pessoas são enterradas ali quando residiam ou faleceram nas proximidades.  Para saber da possibilidade de sepultamento no Cemitério da Consolação, é preciso consultar o serviço funerário municipal ou o plano funerário, caso o cidadão tivesse um.

Diversas informações sobre procedimentos são disponibilizadas ligando para o (11) 3256-5919.

Continue lendo
Recolher conteúdo
DÚVIDAS, LIGUE:
Rua da Consolação, 1660 - Consolação, São Paulo - SP, 01302-001 Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h00 às 18h00

Administrado pela Concessionária: Consolare

Planos Funerários: (11) 5225-7236

Serviços Funerários: (11) 5225-7239

Cremação: (11) 5225-7239

Ligar Agora WhatsApp

ENTRE EM CONTATO VIA TELEFONE

Para Planos Funerários:(11) 5225-7236

Para Serviços Funerários:(11) 5225-7239

Para contratar Cremação:(11) 5225-7239

Fale pelo Whats App:
(11) 9 7837-5965