O Cemitério do Redentor tem uma característica que o diferencia de vários outros na cidade de São Paulo: ele é do tipo jardim, ou seja, existem muitas áreas verdes dentro desse cemitério, fazendo com que ele proporcione uma belíssima paisagem para os sepultamentos e os velórios.
Inclusive, ele tem um lindo bosque com várias flores que são regularmente cuidadas para que estejam sempre bastante vívidas. Sem dúvida, uma das partes mais bonitas do Cemitério do Redentor é a sua entrada, que conta com um caminho gramado.
A sua administração é a mesma que cuida de outros importantes cemitérios paulistanos, como Cemitério da Paz, Cemitério de Colônia, Cemitério e Crematório Horto da Paz e o Cemitério dos Protestantes.
Quando surgiu?
Quem criou o Cemitério do Redentor foi a Associação dos Cemitérios Protestantes (ACEMPRO) no ano de 1922. Com relação a tamanho, ele é um dos que apresentam menor metragem e ele não aceita sepultamentos de quem não está incluído em um jazigo.
O motivo é que não existe mais espaço por causa justamente da sua pouca metragem. Sendo assim, somente as pessoas que já possuem um jazigo podem ser sepultadas lá.
A razão pela qual esse cemitério foi criado é muito interessante. Na época de 1922, não havia muitos cemitérios na cidade de São Paulo e os que tinham sido construídos não aceitava corpos de pessoas que não eram católicas.
Dessa forma, a ACEMPRO viu a necessidade de criar um cemitério onde as pessoas protestantes pudessem ser sepultadas.
Uma curiosidade é que o Cemitério do Redentor, quando foi criado, recebia muitos corpos de pessoas que tinham vindo ao Brasil saídas da Alemanha.
Vale dizer que pessoas importantes já estiveram (ou ainda estão) nesse cemitério paulistano, como Luiz Gushiken, que ocupou a função de ministro.
Instalações
Localizado no Sumaré, esse cemitério conta com uma capela ecumênica que permite que pessoas de diversas crenças religiosas façam as suas celebrações antes do sepultamento.
Também são vendidos jazigos de muitos estímulos e com diferentes tamanhos. Infelizmente, o Cemitério do Redentor não tem área para realizar cremação e as pessoas que têm interesse nesse serviço são direcionadas ao Cemitério e Crematório Horto da Paz.
Não é disponibilizado estacionamento. Além disso, também não há espaço destinado a velórios no local. Porém, isso é compensado por causa da presença da capela ecumênica do Cemitério do Redentor, que costuma ser utilizada para isso também.