Um dos cemitérios de maior beleza na cidade de São Paulo é o Cemitério do Santíssimo Sacramento, que está situado em Sumaré e que possui arcos floridos que ajudam a tornar a sua atmosfera mais agradável.
A facilidade para se chegar a esse cemitério paulistano também faz dele um dos mais procurados por famílias que precisam providenciar o descanso dos seus membros: é possível entrar pela Avenida Pacaembu, pela Avenida Paulista e também pela Avenida Rebouças.
Um fato interessante sobre esse cemitério é que, em um primeiro momento, ele era destinado apenas ao sepultamento de pessoas católicas.
É claro que, atualmente, essa restrição não existe mais e pessoas de quaisquer religiões podem ter o seu descanso eterno nesse cemitério.
Quando surgiu?
A inauguração desse cemitério foi feita por José Vicente de Azevedo, que era um famoso Conde no ano de 1899.
Apesar de haver diversos jazigos e muitos túmulos particulares, uma característica especial do Cemitério do Santíssimo Sacramento é que ele possui túmulos comunitários. O principal motivo disso também está relacionado à Igreja Católica, uma vez que esses túmulos eram usados especialmente para o descanso eterno de seus sacerdotes.
A beleza que se vê nesse cemitério não é à toa: na época da sua construção, vários artistas colaboraram para que ele tivesse o estilo que tem.
Inclusive, é devido a isso que muitas pessoas escolhem o Cemitério do Santíssimo Sacramento para sepultar pessoas que tenham mais condição financeira.
Facilidade para chegar ao Cemitério do Santíssimo Sacramentoos
Além das entradas a partir de importantes avenidas, esse cemitério também é de simples acesso para as pessoas que se deslocam de transporte público.
Um exemplo é a grande variedade de linhas de ônibus que chegam até os arredores desse cemitério, como 175P Edú Chaves – Ana Rosa, 701U Jaçanã – Butantã USP, 719P Pinheiros – Metrô Armênia e 8171 Perus – Pinheiros.
Instalações
É possível fazer não apenas o sepultamento nesse cemitério, mas também os velórios. Isso porque há diversos espaços para isso no Cemitério do Santíssimo Sacramento, valendo lembrar que a sua ronda é realizada todos os dias da semana e durante todas as horas.
Um inconveniente, porém, é que não há estacionamento. Por isso, muitas pessoas que visitam o cemitério ou que participam de sepultamentos ou de velórios escolhem se dirigir até lá usando transporte público.
Vale dizer que existe uma lindíssima capela aberta às pessoas.