O Cemitério da Ordem Terceira do Carmo ou simplesmente Cemitério do Carmo teve a sua inauguração no dia 12 de novembro de 1868 e fica situado num dos bairros de São Paulo que é considerado como o mais histórico ou cultural dessa cidade, que é o bairro da Consolação. Em meados do século XIX houve uma convicção pelo sepultamento dentro das igrejas.
Isso fazia com que, os fieis pudessem ficar perto dos santos, com as suas relíquias sendo conservadas dentro das catedrais, acreditando-se que isso os levaria a ficar mais perto de Deus. Como a igreja, já não suportava a grande quantidade de falecidos, houve uma real necessidade de se criar jazigos em cemitérios, como uma forma de ser um meio de higiene para as pessoas daquela época.
No entanto, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, que é de confissão católica, recebeu um ofício da Câmara Municipal de São Paulo, no dia 3 de julho de 1856, pedindo para a Ordem Terceira, que fossem removidos os seus jazigos para um cemitério que estava sendo construído em Santa Efigênia, o que foi revogado e pedido uma licença para a construção de um cemitério que fosse particular.
A sua importância histórica
O Cemitério do Carmo possui uma grande importância que é histórica, comportando ainda os membros que são dessa irmandade da Igreja do Carmo. Ele foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, devido a toda a sua importância que é cultural e social, para o estado de São Paulo.
O que dispõe na infraestrutura do Cemitério da Ordem Terceira do Carmo
Em uma área que é de 100.000 m², há uma estrutura que é tida como moderna, num cemitério que é um jardim nessa cidade, com serviços que são de excelência como os de se ter para os velórios, salas de estar climatizadas, para a recepção e o repouso, bem como, o conforto dos familiares e amigos. Há um fraldário para as mães terem um conforto, que é necessário para o cuidado de seus filhos pequenos.
Nas dependências do Cemitério do Carmo, há também lanchonetes, com produtos que são de muita qualidade e com um atendimento personalizado. Há na sua infraestrutura duas floriculturas com muitas flores, coroas e ornamentos para os falecidos. Os seus modelos de jazigos são o sobreposto ou o nobre, os dois com até 3 gavetas e o jazigo familiar para até 6 gavetas.