Infelizmente, o Cemitério Vila Mariana não tem uma aparência tão agradável, o que dá para ser percebido na sua entrada, que é bem mais simples do que a entrada dos demais cemitérios de São Paulo.
Levantado em 1904, ele costuma ser confundido com o Cemitério Israelita, já que os dois estão bem próximos. Porém, tratam-se de dois campos santos separados e vale dizer que o da Vila Mariana tem uma origem interessante.
A família Klabin tinha o projeto de criar cemitérios destinados a públicos de religiões diferentes: católicos, judeus e protestantes. Para isso, ela fez a doação do terreno e, atualmente, o Cemitério Vila Mariana tem indivíduos de todas as crenças sepultados ali.
O estilo do Cemitério Vila Mariana inclui a presença de mausoléus. Cabe dizer que, mesmo não sendo um campo santo de tanta beleza, é comum que as pessoas sepultadas ali tenham maior poder aquisitivo.
É fácil chegar?
Quem precisa chegar ao Cemitério Vila Mariana pode usar algumas das seguintes linhas de ônibus:
- 4112 Santa Margarida Maria – Praça da República (Circular)
- 375N Metrô Bresser – Metrô Ana Rosa
- 477A Sacomã – CEASA
- 574A Americanópolis – Largo do Cambuci
- 274P Penha – Metrô Vila Mariana
- 874T Ipiranga – Lapa
- 473T Metrô Paraíso – Pq. São Jorge
- 874T/51 Vila Prudente – Paulista
Instalações
O Cemitério Vila Mariana tem uma região para velórios e eles podem ocorrer 24h por dia, sendo necessário a programação antecipada com os responsáveis pelo campo santo.
Além disso, as pessoas da Colônia Oriental têm uma vantagem: há uma parte do terreno do cemitério que tem vagas para sepultamentos apenas destinados a esses indivíduos.
Para os demais cidadãos, não é possível fazer novos enterros porque todas as áreas de sepulturas já estão esgotadas.
O Cemitério Vila Mariana não tem nenhum crematório, da mesma forma que não tem ossário.
Isso significa que as famílias que precisem retirar os seus entes queridos de lá para que haja possibilidade de mais sepultamentos têm de providenciar um ossário particular ou procurar vaga em algum ossário administrado pela prefeitura.
Cabe salientar que, desde o ano passado, foi incorporada uma agência funerária a esse cemitério paulistano. A sua finalidade é permitir que os cidadãos que precisam sepultar alguém tenham ajuda no que diz respeito a programar velórios, por exemplo.
É possível entrar em contato com ela entre 8h e 18h indo ao próprio cemitério, cujo número é o (11) 5573-3017.