O Crematório Vila Alpina é uma das poucas instalações municipais que têm esse tipo de serviço em São Paulo. Isso porque são muitas as pessoas que procuram pela opção de cremação, mas não encontram nos cemitérios das suas localidades e têm de se deslocar até a Vila Alpina ou, na pior hipótese, tentar o pagamento particular.
Não é estranho que esse serviço municipal bastante concorrido fique especificamente na Vila Alpina, já que é lá que está o maior cemitério da América Latina.
Para a realização desse tipo de cerimônia, é preciso que as pessoas mais próximas do falecido procurem o crematório para se informar sobre calendários e entregar toda a documentação necessária.
Há casos nos quais a pessoa falecida faz o que é chamado de Declaração de Vontade, que é um documento no qual se deixa especificado o interesse em ser cremado.
Apesar de ser um crematório público, o Crematório Vila Alpina não oferece urnas gratuitamente: os familiares precisam comprar uma, se assim o desejarem.
Caso contrário, existe um recipiente diferente no qual eles podem levar as urnas. Porém, é claro que muitas pessoas optam por comprar as urnas como uma forma de guardar com mais carinho e cuidado as cinzas de alguém que foi tão amado.
Importante dizer que o Crematório Vila Alpina faz a cremação de corpos de pessoas de todas as religiões e que, geralmente, trata-se de indivíduos com menos condições financeiras.
Instalações
No Crematório Vila Alpina são encontrados os fornos de cremação, que são sempre higienizados e modernos.
Também existe uma sala de espera para as pessoas que estão aguardando para acompanhar a cremação.
As instalações contam ainda com a área na qual se encontram as urnas que poderão ser adquiridas para o armazenamento adequado das cinzas.
Como fazer uma cremação no Crematório Vila Alpina
É preciso solicitar informações no serviço funerário municipal ou, no caso de quem tem um plano funerário, conferir se ele permite que se faça a cremação e que ela aconteça no Vila Alpina.
Os documentos que as pessoas próximas ao falecido têm de levar para que haja a cremação são os seguintes:
- Cópia do atestado de óbito
- RG da pessoa próxima
- Declaração de Vontade, que a pessoa falecida deve ter assinado antes da sua morte
- Informações sobre a exumação
O último documento, na verdade, tem de ser solicitado no cemitério onde o indivíduo já está sepultado.